Ilhéus sediou curso internacional para árbitros de Triathlon

 

A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e a Federação Internacional de Triathlon (ITU) promoveram nos últimos dias 26, 27 e 28 uma capacitação de oficiais técnicos que, a partir de agora, poderão atuar nas competições internacionais da modalidade. De acordo com a Federação Internacional de Triathlon, os novos técnicos, devidamente preparados e certificados, estarão aptos, inclusive, a trabalhar na Olimpíada de 2016. Segundo informações dos coordenadores, o nível 1 do curso aconteceu na sala da Unati, localizada no Pavilhão Pedro Calmon da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A capacitação, cuja abertura ocorreu na sexta-feira passada (26), incluiu aulas e palestras.

 

Alberto Kruschewsky, professor da Uesc e um dos coordenadores do evento, destaca a importância para Ilhéus desta certificação emitida pela Federação Internacional de Triathlon (ITU). “Recentemente, a cidade voltou a receber eventos internacionais de triathlon. Para responder a esse novo momento, este curso promoveu a certificação dos participantes, que foram aprovados como oficiais técnicos internacionais, nível 1, realidade que os integra ao quadro de Árbitros Internacionais da ITU”, esclarece Kruschewsky, agradecendo o apoio da Confederação Brasileira para que o município passasse a ter árbitros qualificados para competições nacionais e internacionais.

 

Roberto Menescau, árbitro olímpico e facilitador da Federação Internacional de Triathlon (ITU), foi o responsável por ministrar o curso em Ilhéus. Todas as apresentações da capacitação em multimídia foram realizadas em inglês, enquanto que as apresentações orais e os exames escritos se deram na língua portuguesa. O curso, que contou com a participação de pessoas de vários pontos do país, além de alunos da Uesc e de outras universidades que apoiaram o Panamericano de Ilhéus, teve carga de 18 horas.